Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

comuniação

O líder é um Cão Alfa ou um Cão amável?

selflider.com.br
Escrito por selflider.com.br
O líder é um Cão Alfa ou um Cão amável?

Aqui algumas trazemos razões pelas quais a Amabilidade é uma necessidade na liderança

Já ouvimos muitas vezes: “É um mundo onde o mais forte sobrevive.” O problema é que alguns líderes realmente acreditam nisso. Eles se comportam como o cão alfa em uma matilha, mantendo o domínio pela intimidação. Esse comportamento instintivo pode garantir a sobrevivência em um mundo de cães, mas aplicado ao mundo humano da dinâmica organizacional, pode levar ao desastre.

A liderança do cão alfa pode eventualmente se revelar destrutiva para as pessoas, suas organizações e os próprios líderes. Para usar outra metáfora comum, “Esse cão não vai caçar”.

Afinal, os líderes não fazem nada mais importante do que obter resultados; e os melhores resultados são o que venho ensinando aqui nos meus artigos: “mais resultados, mais rapidamente, continuamente”. Um líder cão alfa pode devorar pessoas para obter mais resultados e obtê-los mais rapidamente, mas afirmo que é necessário um traço de personalidade muito diferente para promover o aspecto “continuamente”. Esse traço não é o déspota modelado por tantos líderes, é… bem, a amabilidade.

Ter uma atitude amigável como líder significa evitar a maneira de liderança do cão alfa. Significa ser gentil, amável, prestativo e cordial em seus relacionamentos, mesmo em momentos de raiva e estresse – ESPECIALMENTE em momentos de raiva e estresse. Aqui estão 10 razões pelas quais a amabilidade obtém resultados muito melhores do que a maneira do cão alfa.

Mantemos o controle

Líderes cão alfa buscam controlar os outros, mas interpretam erroneamente o que controle realmente significa. Na verdade, tais líderes estão fora de controle em grande parte do tempo, pois estão à mercê de seus surtos emocionais e, em geral, a mercê das reações dos outros a esses surtos. Compreende? Na liderança, a melhor maneira de controlar uma situação, ou seja, a melhor maneira de obter ótimos resultados, é colocar as pessoas no controle. Não é um controle técnico frio e calculista. É um controle que as pessoas permitem! Não tem como ser diferente.

As pessoas respondem melhor e positivamente à amabilidade

Os humanos buscam a felicidade, e a amabilidade é uma ótima maneira de espalhar felicidade. Ela permite que você se comunique de maneira muito mais eficaz porque cria vínculos com os outros de maneiras que raiva, coerção e intimidação não podem comunicar. E esses vínculos são a matéria prima de grandes resultados! Sempre foi assim e sempre será.

Nós que atuamos no desenvolvimento de líderes, estamos modelando boas interações, trazendo o futuro para o presente

Quer os líderes saibam disso ou não, suas palavras e ações são observadas e interpretadas atentamente pelas pessoas que eles lideram. As pessoas têm uma necessidade instintiva de interpretar essas palavras e ações. Ao irradiar amabilidade, os líderes estão sendo os meios que são os fins em construção desse amor ao próximo.

Tornamos questões reais em fatores relevantes, não questões falsas como raiva e intimidação

A amabilidade tende a esclarecer questões. Incessantemente, a intimidação, por estar associada ao medo, obscurece as questões, emburrece as pessoas, traz emoções bloqueadoreas. É péssimo! Já sabemos que, tão frequentemente, líderes intimidadores tornam-se um problema para as empresas. E, na verdade, as questões reais deveriam ser: como podemos obter resultados, como obter mais resultados, como obteremos resultados mais rapidamente e como obteremos “mais e mais rápido” continuamente. O foco tem que ser em resultado. E o resultado é através das pessoas. E as pessoas só ficam inteligente através do sentimento de felicidade.

O melhor ataque de um líder é usar o amor. Com a amabilidade, definimos a agenda: “A melhor defesa é um bom ataque”, ataque com amabilidade. Você deve estar na ofensiva com a amabilidade, exibindo-a mesmo em circunstâncias desafiadoras, quando pode exigir um ato de coragem disciplinada de sua parte, enquanto líder. Isso ajuda a definir a agenda em termos de como as pessoas respondem umas às outras nessas circunstâncias.

Aumentamos a chance de os outros apoiarem a nossa causa

A verdade é que os líderes não podem motivar ninguém a fazer nada! Ponto! As pessoas fazem a escolha de serem motivadas ou não. Líderes amigáveis têm a melhor chance de criar um ambiente no qual as pessoas fazem essa escolha. De criar um ambiente que influencie as pessoas a fazerem essa escolha.

Nossos oponentes podem ser desequilibrados

Como líder, você frequentemente terá pessoas trabalhando contra você, ansiosas por uma briga. É normal. É coisa de ser humano. É coisa de gente. E esses líderados, quando encontram uma atitude amigável de sua parte, podem, ainda assim, manterem-se desequilibradas, mas de maneiras benignas e eficazes. Trazendo resultados.

Com a amabilidade, todos têm a oportunidade de ganhar

Atenção! Líderes não amigáveis frequentemente ganham batalhas, mas perdem as guerras. Eles podem compelir os outros a participar; mas se esses outros o fizerem por compulsão e não por convicção e motivação genuínas, os frutos de quaisquer vitórias podem se tornar cinzas. Isso é uma fato corriqueiro.

A amabilidade é foco no presente e no futuro

Um oponente pode, naquele momento, ser o seu oponente no dia de hoje, mas no futuro você pode precisar que ele seja o seu parceiro na implementação de mudanças! Todo mundo já passou por isso. Então, a amabilidade nos dá a oportunidade de ter relacionamentos produtivos, mesmo com aqueles que nos opõem, enriquecendo tanto o presente quanto o futuro.

Obter resultados através da amabilidade pode exigir muito menos energia do que obter resultados através da coerção e intimidação

A amabilidade não é uma necessidade ABSOLUTA na liderança. Já vi grandes líderes que eram pessoas incríveis e não usavam o recurso da amabilidade. O que trazemos aqui é a sabedoria sobre o fato de que pessoas não amigáveis precisam passar por muito mais problemas do que as amigáveis.

Advertências

A amabilidade pode ser confundida com fraqueza. Na verdade, a amabilidade PODE ser uma fraqueza. Quando? Quando se manifesta… como forma de evitar a atitude de desafiar as pessoas! Todo líder de verdade tem que desafiar as pessoas a fazerem coisas difíceis para obter ótimos resultados.

Não confunda as coisas! Na liderança, a amabilidade tem uma função clara que é ajudar as pessoas a alcançarem os resultados, constantemente, e melhores. Repetindo, isso envolve desafiar constantemente as pessoas a fazerem o que muitas vezes não querem fazer. Quem não é líder, pode ser agradável com as pessoas e deixá-los fazer o que querem. Mas um líder deve constantemente desafiar as pessoas a lutar intensamente por resultados extraordinários. Desafiar as pessoas a descobrirem dentro de si mesmas o quanto elas podem melhorar a cada dia a cada momento.

Finalmente

Em resumo, a amabilidade emerge como uma força motriz incomparável na liderança, embora ocasionalmente possa ser confundida com fraqueza. No entanto, quando aplicada com sabedoria, torna-se uma ferramenta formidável que transcende a simples obtenção de resultados para cultivar ambientes de trabalho inspiradores e relações autênticas. Trazendo aquela vontade de chegar na empresa todos os dias para trabalhar. Por que é um ambiente feliz. E todos querem estar em um ambiente feliz.

Por isso, o líder que, reconhece o valor do amor, é imperativo compreender que a amabilidade não deve ser uma máscara constante, pois líderes enfrentam desafios variados que demandam diferentes abordagens. Forçar a amabilidade em contextos inadequados compromete a autenticidade, tornando-a uma estratégia vazia. Pode ser um tiro no pé!

Ao trilhar o caminho da amabilidade, os líderes não apenas enriquecem as suas próprias vidas, mas também desencadeiam uma transformação que reverbera no mundo ao seu redor.

Neste processo, a empresa Self Líder destaca-se como uma facilitadora desse crescimento, oferecendo soluções abrangentes, incluindo treinamento, mentorias, palestras e desenvolvimento personalizado para líderes.

Ao adotar a amabilidade como guia, a jornada de liderança se torna não apenas eficiente mas, também, profundamente significativa, pavimentando o caminho para os resultados excepcionais e um mundo mais belo. Um mundo mais belo é o melhor de tudo!

TAGS:

Oi,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *