Dói, mas passa!
Enquanto habilidades técnicas e sagacidade empresarial são notáveis, há uma necessidade negligenciada pelos empregadores: a Inteligência Emocional. Isso dói um pouco, quando descobrimos que as habilidades técnicas não são tudo que precisamos.

Agora, imagine se cada membro da sua equipe pudesse não apenas executar as tarefas, mas também compreender e gerenciar as emoções do dia a dia de forma eficaz? Imaginou? Isso sim é sucesso!
Isso não só elevaria a produtividade, mas também nutriria um ambiente de trabalho mais colaborativo e saudável. Uma empresa que todos gostam de estar!
Por que a empresa faz aquela pessoa se tornar importante… não só ali dentro daquele CNPJ, mas também, uma pessoa importante enquanto um “ser social”, tornando-se importante dentro da família, grupo de amigos e outros grupos sociais que ela pertence. Essa empresa pode fazer isso dando aos funcionários a educação emocional!
Por quê? Por que dá lucro!
Entretanto, a verdade é que nem todas as empresas sabem que o segredo do sucesso é a inteligência emocional.
É uma habilidade que precisa ser ensinada, cultivada e nutrida. É por isso que tantas marcas visionárias estão investindo em treinamentos de inteligência emocional para suas equipes. Fazem isso por que reconhecem o valor tangível que isso agrega aos seus negócios.
E não para por aí.
Hoje, as empresas mais progressistas não apenas consideram a inteligência emocional durante o processo de contratação, mas também integram o treinamento de IE em suas estratégias de desenvolvimento de funcionários.
Essa abordagem não apenas cria equipes mais coesas, mas também impulsiona o sucesso a longo prazo da organização como um todo.
Neste momento, você já parou para pensar no verdadeiro poder que a inteligência emocional (IE) pode desencadear na vida de sua empresa? Descobrir como a IE não apenas aprimora sua liderança enquanto líder, gerente, supervisor ou empresário, mas também fortalece seus relacionamentos, impulsiona seu crescimento pessoal, profissional, social e familiar. É um fato: é fundamental para uma vida plena! Ajuda você. Ajuda a todos. Faz a vida ficar melhor. O mundo melhora!
O que é inteligência emocional?
Em resumo, é a linguagem emocional!
Mas vamos esticar um pouco esse resumo…
A Inteligência emocional (IE) é a capacidade de reconhecer e controlar as próprias emoções, bem como compreender as emoções dos outros. Não basta conhecer a sua. Tem que comunicar a sua com a dos outros.
A IE não é algo natural. Não nascemos com ela, em geral.
IE é uma combinação de habilidades que podem ser ensinadas e cultivadas através de vários programas de treinamento, livros etc. Tem que parar para aprender. Não é ensinado na escola.
Indivíduos com um IE acima da média são capazes de construir relacionamentos mais fortes, reduzir o estresse de outros membros da equipe, neutralizar conflitos no local de trabalho e melhorar a sua satisfação geral no trabalho, bem como a de outros membros da equipe. Mas esses indivíduos são demasiadamente raros!
Os domínios da inteligência emocional é isso aqui:
- autoconsciência
- autocontrole
- consciência social
- relacionamentos interpessoais
Você pode ensinar muitas habilidades nesses domínios para aumentar a IE dos indivíduos. Por exemplo, a autoconsciência exige que alguém aprenda a reconhecer e identificar os sentimentos complexos que está tendo.
Outro caso: As relações interpessoais requerem empatia e habilidades de escuta ativa.
É muito vasto. Aqui falaremos com foco no ambiente corporativo. Aqui preocupamos com líderes! E para liderar, a pessoa precisa ter o autoconhecimento bem resolvido!
Vamos lá…
Como aprender inteligência emocional empresarial?
O treinamento em inteligência emocional AUMENTA a capacidade dos indivíduos de compreender e gerenciar as emoções de maneira eficaz. Abrange autoconsciência, autorregulação, empatia, habilidades sociais e gerenciamento de relacionamento.

Ao desenvolver as competências de inteligência emocional, os indivíduos melhoram a comunicação, a resolução de conflitos, o trabalho em equipe, a liderança e o bem-estar emocional geral. Tudo que é preciso no ambiente de trabalho. Certo?
Embora algumas pessoas pareçam exibir inteligência emocional naturalmente, a maioria de nós precisa de estudar para desenvolvê-la. É por isso que o treinamento em inteligência emocional é uma parte vital da estratégia de aprendizagem e desenvolvimento de qualquer empresa.
Saiba. Poucas pessoas tiveram essa oportunidade na vida! Pare um pouco e tente lembrar: onde é que aprendemos sobre as emoções? Em lugar nenhum. As vezes em um filme, série, livro… Quando aprendemos em algum lugar ou com alguma pessoa, ficamos eternamente gratos!
Benefícios da inteligência emocional
…acredite, o segredo da vida está nos outros…
A Inteligência Emocional (IE) melhora a comunicação e a resolução de conflitos ao levar uma pessoa a compreender as emoções dos outros. Obrigatoriamente, promove a empatia, melhorando os relacionamentos e a dinâmica do local de trabalho. Indivíduos com alta EI são melhores líderes devido a conexões mais profundas com a equipe. Os benefícios pessoais incluem maior autoconsciência, autorregulação e melhoria da saúde mental, e por conseguinte a saúde física!
Aqui estão os benefícios do treinamento em inteligência emocional que as empresas podem alcançar quando o treinamento for concluído:
1. Ajuda os funcionários a passarem para o próximo nível
Concorda: uma pessoa que entende suas emoções é mais produtiva. Por que “as emoções bagunçadas” atrasam tudo!
Veja esse caso:
O que acontece quando um funcionário foi tão longe quanto pode em sua posição atual, mas não parece totalmente pronto para uma posição de liderança?
Se isso ocorre. Ocorre isso aqui:
Eles podem se sentir frustrados, como se sua carreira estivesse estagnada! Uma maneira de ajudar a impulsioná-los é oferecer um treinamento em inteligência emocional.
O treinamento em inteligência emocional ajuda os funcionários a desenvolverem habilidades de liderança e características que os executivos desejam ver em seus gerentes. Isso inclui:
- Estar calmo em uma crise
- Lidar bem com clientes e funcionários chateados
- Ser exemplo de autocontrole
- Abordagem dos problemas… metodicamente
Com o treinamento adequado dos funcionários… Perceberemos facilmente que um membro da equipe que atingiu o “pico”… estará mais e mais apto para assumir a liderança… essa promoção, esse acontecimento acaba sendo um fato natural, indiscutível e lucrativo para para todos!
2. Reduz o estresse
É perfeitamente normal que um local de trabalho seja estressante.
Isso é um sinal de crescimento! É sinal que estamos diante de desafio. Que estamos com muitos objetivos. Todavia, infelizmente, o estresse no local de trabalho pode levar a comportamentos inadequados e à redução da produtividade.

Felizmente, esta é mais uma coisa que o treinamento em inteligência emocional pode abordar. Funcionários com alto IE podem:
- Gerenciar suas reações às emoções dos outros
- Reconhecer e controlar seus próprios sentimentos negativos
- Assumir a responsabilidade por suas reações
- Gerenciar as suas expectativas
- Envolver-se em relacionamentos interpessoais positivos
- Um dos benefícios mais inegáveis do treinamento em inteligência emocional é que as equipes aprendem a trabalhar juntas sob estresse.
3. Capacita os colaboradores a responder de forma construtiva às críticas recebidas
Ninguém gosta de receber “feedback negativo”. Pode levar as pessoas a ficarem na defensiva ou reagirem emocionalmente. É natural! O resultado é que… isso não melhora em nada o problema de desempenho em questão e cria uma atmosfera hostil. Quem quer trabalhar com um funcionário que não consegue absorver críticas e melhorar com base nessas informações do feedback?
Se você implementar um programa de treinamento em inteligência emocional, os membros da sua equipe aprenderão a evitar, agir e falar defensivamente. Em vez disso, eles reconhecerão e controlarão melhor quaisquer emoções negativas que possam sentir no momento. Por quê? Por que eles já serão pessoas alfabetizadas nas emoções. Já sabem que não é para “misturar as coisas!”
4. Ajuda os funcionários a superar os seus medos, dúvidas e inseguranças
É ser humano né…
Todo mundo tem contratempos, projetos fracassados e dúvidas sobre si mesmo de vez em quando. Faz parte da vida!
Eles ficam chateados, desapontados e ansiosos. A diferença entre os melhores desempenhos e aqueles que enfrentam dificuldades é a inteligência emocional.
Você já sentiu que os membros de sua equipe lutaram para superar as decepções ou permitiram que pequenos contratempos os atrapalhassem? Se sim, a inteligência emocional no local de trabalho pode equipá-los com as competências de que necessitam para serem mais resilientes e avançarem de forma positiva. Tudo fica mais tranquilo!
5. Aqui é o sucesso total: Melhora as habilidades de comunicação
Comunicar é outro aprendizado… mas antes de dominar essa habilidade, tem que aumentar o domínio das emoções.
Quando alguém não consegue controlar suas emoções, acaba expressando seus sentimentos.
E sentimentos… muitas vezes não são passíveis de uso de palavras…
Então. Não controlar… em geral, nem sempre é bom para a comunicação no local de trabalho. Um dos benefícios notáveis do treinamento em inteligência emocional é que, em vez de expressar emoções (geralmente negativas), os membros da sua equipe aprenderão a:
- Reconheça suas emoções
- Assumir a responsabilidade por esse sentimento
- Comunicar o que eles precisam e não como se sentem
- Imagine que alguém de sua equipe… ajudou a equipe… a resolver um problema importante, mas sente que os outros receberam o crédito por seu trabalho. Claro, isso pode ser frustrante. Alguém com IE baixo pode se comportar de forma passivo-agressiva ou enviar um e-mail irritado(a) expressando seus sentimentos. Claro, isso leva a consequências mais negativas! Causa transtorno!
Agora, imagine alguém que passou por um treinamento interativo de inteligência emocional. Esse funcionário(a) reconheceria seus sentimentos de frustração, reconheceria por que se sente assim e então planejaria se comunicar com seus colegas de equipe. Em seguida, eles articulariam seu problema e o que gostariam que você fizesse para resolvê-lo. Ficaria mais simples o dia a dia do sucesso! Se não, o sucesso acaba virando fracasso!
6. Melhora as habilidades sociais
Com o número crescente de equipes remotas, força de trabalho globalizada, os funcionários passam menos tempo interagindo uns com os outros. Isso pode prejudicar as suas habilidades sociais e interpessoais. Com o treinamento de inteligência emocional, as equipes terão algumas ferramentas à sua disposição para navegar sem problemas em situações sociais. No mínimo, terão um alfabeto de emoções para se comunicar entre si.
7. É “fatal”: cria um ambiente positivo
A maioria dos gerentes já viu isso antes: alguém tem uma reação emocional negativa a alguma coisa e compartilha seu mau humor com a equipe. Em pouco tempo, a negatividade se espalha. O moral despenca. O ambiente vira um caos. Aquele assunto fica no ar por dias, meses, anos..
Uma das coisas que as pessoas aprendem durante o treinamento de inteligência emocional é a consciência. Especificamente, eles percebem como suas emoções podem influenciar negativamente os outros se não as controlarem. Além disso, eles também aprenderão a reconhecer as oportunidades de agir como exemplos positivos. Por exemplo, em vez de participar de uma sessão de reclamação em grupo durante as horas extras obrigatórias, alguém com alta inteligência emocional fará com que a equipe se concentre em permanecer positiva. Em falar de coisa boas. A contar histórias boas. A conversar sobre o último treinamento de inteligência emocional ou mapeamento comportamental. Haverá substrato comunicacional específico que todos compartilham.
8. Aumenta a tolerância à frustração
Frustração é igual data comemorativa, alguma dela… vai acontecer alguma vez no ano…
Ter tolerância à frustração é ter a capacidade de lidar com contratempos, inconveniências e irritações sem ter uma reação adversa e improdutiva. Essa é uma habilidade fundamental a ser desenvolvida em qualquer local de trabalho, especialmente quando é crucial lidar racionalmente com o comportamento de outras pessoas.
Graças ao desenvolvimento de competências de inteligência emocional, os funcionários podem aprender competências que lhes permitirão reagir melhor às frustrações. Isso levará a melhores interações entre os funcionários e melhor atendimento ao cliente, quando for o caso daquela equipe.
9. Mostra aos funcionários seus limites
O treinamento de inteligência emocional não serve para eliminar as emoções negativas. Ele simplesmente fornece ferramentas e técnicas para lidar com essas emoções inerentes a vida. Como parte desse treinamento, os colaboradores aprendem a reconhecer seus sentimentos e seus limites pessoais.
Então, eles podem planejar as suas interações e as atividades de acordo com tais limites identificados. Por exemplo, um funcionário que percebe que está irritado(a)… pode decidir reagendar uma conversa potencialmente contenciosa com um colega de trabalho… para evitar o fracasso daquele diálogo, já que aquela irritação é uma emoção que logo vai passar… e quando passar, imediatamente a conversa pode acontecer…
10. Ajuda os funcionários a lidar com as mudanças e incertezas
Incerteza é outra emoção natural da vida… não tem jeito… essa emoção é “arroz de festa”!
As coisas podem ficar carregadas emocionalmente quando ocorre uma mudança. Os funcionários podem experimentar sentimentos de incerteza e dúvida. O estresse pode atingir o pico enquanto o moral e a produtividade despencam. Todos esses sentimentos se intensificam se a mudança for repentina ou negativa.
Como você não pode evitar as mudanças – especialmente nos negócios – a única opção para lidar com elas é a inteligência emocional. Se os funcionários tiverem o treinamento adequado, eles poderão aceitar mudanças, determinar a melhor resposta e fazer os ajustes benéficos. Novamente, todas essas são habilidades saudáveis que seus funcionários podem aprender por meio do treinamento em inteligência emocional.
11. Mostra aos líderes como identificar os riscos potenciais para a saúde mental
Quando os locais de trabalho se tornam estressantes ou quando o conflito é a norma, isso pode afetar seriamente a saúde mental dos funcionários. Em geral afeta!
A inteligência emocional no local de trabalho não é uma habilidade que apenas os funcionários devem aprender. Deve ser obrigatório para a gestão também. Para todos que estão na liderança. Se a pessoa tem mais que dois funcionários sob sua liderança, essa pessoa é um tipo de líder, essa pessoa obrigatoriamente deve dominar suas emoções. Essa pessoa deve ser alfabetizada nas emoções da vida. Na inteligencia emocional!
Esses cursos podem ensinar os líderes a conhecer e reconhecer as emoções negativas. A conhecer e reconhecer os mecanismos de enfrentamento inadequados e outros indicadores de que um funcionário ou mesmo uma equipe inteira está enfrentando dificuldades.
Quando isso acontece, eles podem oferecer ajuda e apoio mais cedo, antes que um bom funcionário se encontre em uma situação ruim ou que uma equipe não consiga mais atingir seus objetivos.
12. Sem ela o Pior Acontece
Erros acontecem. Equipe que não erra não está tentando avançar!
Agora… Imagine que os funcionários não conseguem cumprir seus objetivos… e que as equipes trabalham em projetos que acabam falhando miseravelmente.
Infelizmente, quando a gestão não consegue apoiar o desenvolvimento da IE, as consequências destes contratempos incluem frequentemente:
- Defensividade
- Atribuindo culpa
- Recusa em comunicar
- Incapacidade de ver a situação de diferentes perspectivas
- Falta de empatia
- Em última análise, os funcionários com pouca inteligência emocional gastarão muito tempo discutindo sobre o problema ou transferindo culpas, em vez de resolver o problema. Por outro lado, funcionários com IE elevado são capazes de assumir a responsabilidade pelos seus erros. Quando as falhas acontecem, é mais fácil para eles controlarem suas respostas emocionais e se concentrarem na resolução do problema.
13. Promove uma melhor liderança: “Isso é o máximo de bom”
Quando a gestão da equipe consegue usar as habilidades de IE para compreender as emoções e as respostas dos funcionários, eles podem tirar conclusões férteis, produtivas e no fim, lucrativa! Especificamente, eles podem identificar coisas que funcionam como motivadores positivos para cada membro da equipe e outras coisas que desencorajam os funcionários. Isso é excepcionalmente útil para identificar coisas que podem aumentar o envolvimento e a produtividade dos funcionários.
14. Fortalece a coesão da equipe ou grupo
Uma equipe é uma equipe!
Imagine um ambiente onde as pessoas se expressem positivamente, assumam a responsabilidade por suas emoções e lidam produtivamente com sentimentos negativos. É disso que as equipes precisam para se comunicarem, entenderem as necessidades umas das outras e evitarem serem atoladas em confrontos. Quando os empregadores oferecem treinamento de qualidade em inteligência emocional, eles podem conseguir isso.
15. Melhora o atendimento ao cliente
Cliente, também… muitas vezes… é outro departamento da empresa.
Já é bastante difícil lidar com um cliente rude ou irracional. A situação piora se um funcionário ficar nervoso ou emocionado. Você certamente não quer que os funcionários fiquem tão frustrados a ponto de ficarem na defensiva ou tentarem se igualar. Infelizmente, tudo isso pode acontecer se alguém com falta de inteligência emocional enfrentar um cliente irritado ou simplesmente rude.
No entanto, se esse funcionário tiver tido formação em IE, ele saberá como:
- Reconhecer as emoções do cliente sem levá-las para o lado pessoal
- Identificar e controlar suas próprias emoções negativas
- Mostrar empatia pelo cliente
- Trabalhar em direção a uma solução sem permitir que as suas emoções assumam o controle
- Desenvolver a inteligência sobre as emoções
- É até possível que alguém use a inteligência emocional para aprender a lidar com as interações negativas e movê-las em uma direção positiva.
Como a liderança da empresa pode oferecer treinamento de IE?
Pode ser um desafio convencer as pessoas do valor desta formação. Esteja preparado para compartilhar os benefícios comprovados do treinamento em inteligência emocional e conectar-se diretamente com o resultado final: lucratividade.
Forneça aos funcionários avaliações de IE
Desde a década de 1990, os profissionais desenvolveram vários testes para medir o IE. Você pode usar os treinamentos da Self Líder para administrar esses testes e descobrir mais sobre cada funcionário. Os resultados do teste fornecerão uma estrutura, bem como detalhes sólidos para avaliar, nomeadamente, os pontos fortes e fracos dos funcionários. Depois de obter os resultados, você poderá usar essas informações para projetar trilhas de aprendizagem (PDI) que atendam às necessidades mais urgentes.
Selecione ou projete o treinamento certo
O treinamento de inteligência emocional é um programa que você pode desenvolver inteiramente dentro da empresa, se preferir. Se desejar ou achar necessário, você pode até escolher um método híbrido. A chave é determinar o que funciona para o seu ambiente e atende às necessidades da sua equipe.
Tenha em mente que você está tentando abordar na sua empresa. O que você quer resolver. Não tem mágica quando se trata de aprendizado. Os tópicos que você pode escolher para o seu programa de treinamento em inteligência emocional podem incluir:
- Habilidades eficazes de comunicação verbal
- Compreender o impacto das diferenças culturais na comunicação
- Lidando com mudanças e conflitos
- Atividades de formação de equipes para promover a cooperação e a colaboração
- Habilidades de escuta ativa
- Conflito de gestão
- Desenvolvimento de relacionamento entre pares
- Feedback
- Comunicação não violenta
A lista pode aumentar. Com a Self Líder você pode encomendar uma palestra ou workshop específico.
Forneça o treinamento de teste na sua empresa
Um pouco de teste beta é necessário!
Você contrata uma empresa para uma palestra rápida. Ou para um workshop para uma das equipes.
Se você oferecer seu curso a um público limitado, já poderá identificar se vale a pena ou não, antes de fazer uma contratação mais ampla. É tranquilo. Cada empresa é um universo específico. Tem que dar um treinamento específico para aquela cultura empresarial.
A Self Líder faz um estudo completo da empresa para atender dentro do que vai gerar resultado.
Rastreie e avalie resultados
Como saber se sua série de treinamento de inteligência emocional funcionou? Na verdade, você não saberá imediatamente. Em vez disso, você precisa monitorar e medir a eficácia do treinamento . Aqui estão algumas questões a serem consideradas de acordo com o que você contratou:
- O envolvimento dos funcionários melhorou?
- Há um aumento de produtividade?
- Como são os números do faturamento?
- Os gestores percebem menos conflitos dentro de suas equipes?
- As reclamações dos clientes foram reduzidas?
Não existe uma solução única quando se trata de planos de treinamento de inteligência emocional. Isso significa que uma série pode funcionar bem em um ambiente de trabalho, mas seu estilo e procedimento podem funcionar mal em outro. Basicamente, você terá que determinar o que significa sucesso para sua equipe. Em seguida, você usará essa análise para selecionar o melhor método para medir esse sucesso.
Considerações finais: você precisa de uma solução de treinamento sistêmico
O ideal é ter uma treinamento para a equipe e para os líderes. Ambos recebendo o mesmo universo comunicacional de aprendizagem. O programa de treinamento de IE ideal será o sistêmico. Haverá opções para aplicar e ministrar diferentes tipos de treinamento em diversos subtópicos.
Abrace essa oportunidade e comece agora o desenvolvimento da Inteligencia Emocional da sua empresa.
Aguardamos o seu contato!
Oi,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.